sábado, 18 de abril de 2009

Dia do livro no Brasil

- A vida, senhor Visconde, é um pisca-pisca. A gente nasce, isto é, começa a piscar. Quem para de piscar, chegou ao fim, morreu. Piscar é abrir e fechar os olhos – viver é isso. É um dorme-e-acorda, dorme-e-acorda, até que dorme e não acorda mais. (...) A vida das gentes neste mundo, senhor sabugo, é isso. Um rosário de piscadas. Cada pisco é um dia. Pisca e mama; pisca e anda; pisca e brinca; pisca e estuda; pisca e ama; pisca e cria filhos; pisca e geme os reumatismos; por fim pisca pela última vez e morre.
- E depois que morre? – perguntou o Visconde.
- Depois que morre, vira hipótese. É ou não é? ("Memórias da Emília").
...Em vez de impressos em papel de madeira, que só é comestível para o caruncho, eu farei livros impressos em um papel fabricado de trigo e muito bem temperado. (...) O leitor vai lendo o livro e comendo as folhas, lê uma, rasga-a e come. Quando chega ao fim da leitura, está almoçado ou jantado.("A Reforma da Natureza").
Emília tem toda razão: livro bom a gente devora, e com muito prazer. A primeira edição de "Memórias da Emília" saiu em 1936 -- mas o tempo não arranhou a graça e o frescor de trechos como esse. Não sou muito fã de efemérides, mas é claro que o aniversário de Monteiro Lobato, 18 de abril, tinha que virar o Dia Nacional do Livro Infantil.
Copiei esse post da escritora Silvana Tavano, não agüentei, tá muito lindo, até porque tem esse primeiro desenho da Emília, um primor! Monteiro Lobato é tudo de bom, conheci pelo programa da televisão e depois que fui para os livros. Contei muitas histórias de Lobato nas escolas do Rio na época em que se comemorou os 50 anos do seu falecimento. Hummm...foi tão gostoso... e também me dá uma idéia, posso tentar contar suas histórias por aqui. Será que eles vão gostar?

3 comentários:

Cristiane disse...

Carina,
O post ficou lindo mesmo, merecia reprodução. Eu adoro Monteiro Lobato! O primeiro fragmento de história eu conhecia (e gosto muito); o segundo do livro feito como um bolo, não conhecia mas adorei também!
Acho uma ótima idéia você contar as reinações de Narizinho, Pedrinho e da boneca Emília em Londres. Penso que as crianças daí vão gostar tanto quanto das daqui.
Beijos

Unknown disse...

Oi Carina, tudo bem! É isso mesmo,fale na escola sobre nossa Literatura. Eu tive o prazer de ler um livro de Monteiro Lobato,cujo título,Emília no País da Gramática, fiquei satisfeito com a leitura.

carina gomes disse...

Oi, tudo bem por aqui! Obrigada pelos comentários, fico entusiasmada e super contente!